Componente encontrado na ayahuasca promete revolucionar o tratamento de diabetes

Um estudo conduzido por pesquisadores da Icahn School of Medicine revelou que a harmina – alcalóide presente nos preparos de ayahuasca – tem um grande potencial para o tratamento de diabetes.

O diabetes é uma doença autoimune que previne o pâncreas de produzir insulina, que é o hormônio que nos permite receber a energia dos alimentos. Isso acontece porque o sistema imunológico dos diabéticos ataca as células responsáveis por sintetizar a insulina – as células beta.

Os pesquisadores observaram que a harmina estimula a proliferação das células beta no pâncreas. No estudo, a harmina triplicou o número das células nos pâncreas dos ratos.

[ig_notice color=”gray”]

Nossos resultados proporcionam uma larga gama de evidência que demonstra que a classe da harmina pode fazer as células betas proliferarem em níveis relevantes para o tratamento de diabetes. Apesar de nós ainda termos muito trabalho melhorando a especificidade e potência da harmina, nós acreditamos que esses resultados representam uma etapa chave para um futuro tratamento mais efetivo de diabetes.

– Andrew Stewart, diretor do Instituto de Diabetes, Obesidade e Metabolismo na Icahn School of Medicine

[/ig_notice]

O desafio dos pesquisadores agora será produzir um medicamento que só atinja as células beta – visto que a harmina tem outros efeitos, assim como a ayahuasca – mas a descoberta soma mais um uso medicinal à bebida, junto com tratamento de depressãoestresse pós-traumático.

Fonte: Nature | Science Daily

Deixe seu comentário

  • xamatom ayahuasca

    Ayahuasca é fantástica, é uma medicina para muitos males. Como estudante do assunto, Mestre pela Universidade de Brasília, gostaria de acessar a metodologia e pesquisa realizada com os ratos neste estudo da Icahn School of Medicine. Andrero Xamatom do AltiPlano Leste de Brasília.

  • Victor Taylor

    Eu além da ayahuasca que já tem inibidor MAO jagube… Tomo tbm a (Peganum harmala ou popularmente conhecido como extrato de arruda da síria) que é um inibidor mao mais forte e contém mais harmina… tem me feito muito bem, além de ser um anti-depressivo natural potencializa em 100% os trabalhos dependendo de quantas gotas tomar…